LONDRES 2012!

Após 16 anos de espera a seleção brasileira de basquete voltará à uma Olímpiada, a última foi em 1996 ainda com nomes como Oscar, Rato, Rogério e Vanderlei. Para conseguir tal feito o Team brasileiro precisou vencer um duelo dramático, com emoções até o fim do 4/4, contra a República Dominicana por 83 a 76, onde os comandados de Ruben Magnano fizeram bela partida em Mar del Plata, e com méritos recolocaram o país nas Olimpíadas que será disputada em Londres no ano que vem.














O fim do incomodo jejum vem a resgatar o prestígio o basquete brasileiro. Dono de três medalhas olímpicas, todas de bronze, e de dois títulos mundiais, o país deixa o ostracismo em que esteva a quase duas décadas para voltar a ser notado pelos adversários históricos e figurar entre os principais nomes do basquete mundial. Neste Pré-Olímpico Sul-Americano o Brasil contou com jogador da NBA como é o caso de Thiago Splitter, jogadores que atuam na Europa como são os casos de Marcelinho Huertas e Rafael Hettsheimeir, além claro dos craques do NBB Alex Garcia, Marquinhos, Guilherme Giovannoni, Marcelinho Machado e Nezinho. Apesar de bater a seleção Argentina na fase eliminatória, o Brasil perdeu pra mesma na final na competição, porém o objetivo principal havia sido alcançado.
                             (momentos finais do decisivo jogo entre Brasil x República Domincana)

Rubén Magnano
A histórica classificação para as Olimpíadas de Londres foi possível graças ao grande trabalho realizado pelo técnico argentino Rubén Magnano. O treinador campeão olímpico pela Argentina em 2002, alterou completamente a maneira da equipe canarinha atuar, possibilitando assim o tão sonhado retorno.
Com isso, até agora os seguintes países classificados para as Olimpíadas de Londres são Inglaterra, Estados Unidos, Brasil, Argentina, França, Espanha, Austrália e Tunísia. Para completar o quadra classificatório faltam a definição do campeão asiático no pré-olímpico local e mais 3 países que sairão de um pré pré-olímpico mundial.