Brasil na Davis

No último sábado muitos jornais estampavam manchetes referentes ao Brasil estar à apenas uma vitória sobre os russos para voltar à elite da Copa Davis, infelizmente não será amanha que uma foto festiva do tênis nacional irá tomar às páginas esportivas, pois neste domingo os tenistas brasileiros perderam seus confrontos e a chance de fazer o Brasil voltar ao Grupo Mundial da Davis.
Hoje de manhã a equipe brasileira sofreu a primeira derrota do dia em um jogo extremamente dramático entre Thomaz Bellucci e Mikhail Youzhny, disputado durante cinco horas, onde o brasileiro não conseguiu aproveitar um duplo match-point e acabou derrotado por 3 sets a 2. Com a derrota e a série empatada em 2 a 2, coube a Ricardo Mello duelar para voltar à elite no esporte, mas o brasileiro não conseguiu desenvolver o seu melhor jogo e adiou novamente o tão sonhado retorno à elite mundial.
Fora da elite da Copa Davis à 8 anos, a equipe brasileira vem esbarrando sempre na repescagem, perdendo para Suécia, Áustria, Croácia, Equador e Índia, nos ultimos 5 anos seguidos, e após as derrotas de hoje, a Rússia também entra para lista de algozes brasileiros.
                                                                  Grupo Mundial
Enquanto os brasileiros novamente perderam a chance de voltar ao Grupo Mundial e irão continuar a disputar o Grupo 1, o vencedor da Copa vai sendo desenhado. Argentina e Espanha irão reeditar a final de 2008 na Argentina, porém desta vez em solo espanhol, para definir quem será a campeã da Copa Davis de 2011.
A Espanha vai em busca do pentacampeonato da Davis, já a Argentina tenta ser campeã pela primeira vez e se livrar do rótulo de ser três vezes vice-campeã. Além de perder o título para os próprios espanhóis em 2008, a Argentina já perdeu o título para os Estados Unidos em 81 e para a Rússia em 2006.
Na história da Copa Davis, o país com maior números títulos é o Estados Unidos com 32 títulos, seguido de Austrália com 28 títulos, França e Reino Unido com 9 títulos cada um. Curiosamente o posto de país com mais vice-campeonatos também é ocupado pelos Estados Unidos, com 29 vice-campeonatos. Apesar disso tudo, a última vez que os Estados Unidos foram campeões da Copa Davis foi em 2007 e atualmente ocupa a modesta sexta posição do ranking da ITF (Federação Internacional de Tênis).