A volta de Thorpedo



Está marcado para os dias 4 e 5 de novembro, na quarta etapa (Singapura) do Circuito Copa do Mundo, a volta de um dos maiores nadadores de todos os tempos, Ian Thorpe. Dono de 9 medalhas olímpicas e 11 títulos em campeonatos mundiais, o australiano Ian Thorpe, aos 24 anos, declarou sua aposentadoria das piscinas em novembro de 2006, em decorrência de seguidas lesões e principalmente motivação profissional, mas em fevereiro do atual ano revogou sua decisão e disse estar em fase de treinamentos para voltar a competir em alto nível até o fim do ano, focando resultados que o qualifique para os Olímpiadas de Londres em 2012.

Thorpe como já havia adiantado em sua coletiva no início deste ano, focará provas com revezamentos, como é o caso dos 4x100 metros livre e dos 4x200 metros livre. Para a preparação destas provas, o nadador australiano começou a treinar com o técnico russo Gennady Touretsy, ex-treinador do também russo Alexander Popov, colocado por muitos especialistas como o maior velocista da história, além de ter treinado também outro ídolo e medalista olímpico australiano, Michael Klim.

Cinco vezes campeão olímpico, Thorpe sempre teve seu sucesso atribuído a sua excelente técnica no nado crawl, aliado a sua disciplina e força mental. Seu primeiro título mundial veio aos 15 anos em sua principal prova, os 400 metros livre, prova que a época lhe rendeu inúmeras manchetes destacando o mais jovem nadador da historia a bater um recorde mundial na natação. Mesma prova que anos depois lhe garantiria 2 ouros olímpicos. Thorpe ainda foi precursor dos Fast Skins, no estilo Body skin com manga, as famosas roupas de natação feitas com fibras de pele de tubarão, atualmente proíbidas pela FINA (Federação Internacional de Natação). Midiaticamente famoso, Thorpe era patrocinado por marcas como Adidas, Audi e Ômega, a Yakult lançava bebida energética chamada Thorpedo, virou filantropo ao criar aIan Thorpe's Fountain for Youth, criou em torno da sua imagem um exemplo, transformou-se em um ídolo mundial.
(200 metros livre - Olimpíadas de Atenas. Prova conhecida como "A corrida do século". Na raia 3, o maior atleta olímpico de todos os tempos, Michael Phelps. Na raia 4, o bicampeão olímpico dos 100 metros livre e o até então atual campeão dos 200 metros livre, o holandês Pieter van den Hoogenband. Na raia 5, o bicampeão olímpico dos 400 metros livre e recordista mundial dos 200 metros livre na época, Ian Thorpe.)

Curiosidades:
-Quando jovem, Ian Thorpe não pode fazer natação pois era alérgico ao cloro, e superou a alergia com o passar do tempo.
-No dia 11 de setembro de 2001 Ian Thorpe foi ao World Trade Center, lá percebeu que havia esquecido sua câmera fotografia no hotel em que estava hospedado, voltou para buscar, nesse período de 15 minutos o primeiro avião sequestrado atingiu a torre. Salvo pela câmera fotográfica, Thorpe ainda participaria de uma campanha no dia seguinte para doação de sangue as vítimas do ataque terrorista.
-Seus pais foram esportistas profissionais em diferentes esportes. O pai de Thorpe chegou a ser o melhor australiano em sua posição no críquete, porém aos 26 anos se aposentou por perder a motivação no esporte, assim como o filho anos depois faria em situação parecida.